Skip to content Skip to footer
Portugal

Composição de um taco de Golfe

Grip

Elemento aderente colocado na ponta da vareta do taco que permite segurar bem o taco nas mãos.

SHAFT (Vareta)

Cabo do taco. Vareta é em tubo cônico de metal (geralmente aço) ou compósito de fibra de carbono (conhecido como grafite). A vareta tem aproximadamente 13 cm de diâmetro próximo ao grip e 34 a 48 cm (86 a 122 cm) de comprimento. As varetas podem pesar de 45 a 150 gramas, dependendo do material e do comprimento.

FERRULE

Um anel que cobre o ponto de entrada da vareta onde ele se conecta ao hosel da cabeça do taco. A Ferrrule serve para ocultar a junta entre a vareta e a cabeça do taco e geralmente é feita de plástico de cor escura.

HOSEL

Localizado na parte superior da cabeça do taco. É a secção oca na qual a vareta do taco se encaixa e serve como ponto de ligação entre a vareta e a cabeça do taco.

HEEL

O HEEL é uma zona específica da superfície do taco, localizada entre o Sweet Spot e o Hosel. Como tal, é a zona da superfície do taco que fica mais próxima do jogador de golfe. Bater a bola no calcanhar resultará em considerável perda de distância e pode ocorrer quando o jogador coloca a bola muito perto do seu corpo.

CLUB FACE (Face do Taco)

Localizada na extremidade frontal da cabeça do taco. A face do taco consiste na superfície plana destinada a bater a bola. O ângulo em que essa superfície é inclinada, chamada loft, varia de taco para taco. Nos ferros, a face do taco inclui pequenos “grooves” que transmitem o Spin à bola.

GROOVES:

As ranhuras são geralmente recortes horizontais e paralelos feitos na face do taco que delimitam a superfície do taco que deve bater na bola. O Sweet Spot está localizado na zona delimitada por ranhuras que permitem o controle e Spin sobre a bola de golfe, especialmente backspin.

SWEET SPOT (Ponto ideal)

É uma zona específica na face do taco que se situa dentro do perímetro definido pelas ranhuras (grooves). Os melhores golfistas são capazes de acertar a bola no ponto ideal e de forma consistente, enquanto os médios terão dificuldade em fazê-lo.

SOLE (Sola)

A sola está localizada na parte inferior da cabeça do taco e consiste na área localizada entre o calcanhar e a ponta do taco, e entre as faces anterior e posterior. A marcação ou gravura que identifica será normalmente encontrada na sola do taco.

TOE (Ponta do Taco)

Zona da face do taco que se situa entre o ponto ideal (Sweet Spot) e o final do taco. É a zona da superfície do taco que fica mais distante do jogador de golfe. Bater a bola na ponta do taco resultará em considerável perda de distância e pode ocorrer quando o jogador coloca a bola muito longe de seus pés.

BACK

A parte de trás é uma área da cabeça do taco. Em ferros, geralmente é a área onde são gravados pelo fabricante a marca e o modelo do taco.

LIE

O ângulo formado pela intersecção da linha da vareta e a linha da cabeça do taco apoiado no solo. Esse número de ângulo varia entre entre 0 e 90 graus.

LOFT

Ângulo da face do taco. O loft de um taco é o ângulo formado pela intersecção da linha da face do taco e da linha da vareta. Cada taco terá um ângulo de loft diferente, geralmente variando de 8,5 ° para um Driver com um voo de bola baixa até cerca de 60 ° para um lob wedge. Quanto maior for o loft (ângulo) mais alta e mais curta será a trajetória da bola.

OFFSET

Posição da face do taco em relação à vareta, especificamente quando a face é empurrada para trás em vez de posicionada em linha com a vareta. Um taco com offset apresentará um hosel localizado na frente da linha da face do taco, enquanto um taco sem offset verá o hosel se tornar o calcanhar do taco em uma linha recta ou muito próxima a uma. Tacos com offset devem ser mais tolerantes com os jogadores que tendem a fazer slice 

BOUNCE

Ângulo formado pela linha da sola do taco em relação à linha do solo. Quando um taco não tem bounce, a sola fica completamente plana contra o chão. Por outro lado, um taco com um grande bounce impedirá que a face principal toque o chão, sendo que a borda posterior é aterrada.